sexta-feira, 24 de maio de 2013

Eric J. Hobsbawm - a era das revoluçoes...





Leia aqui o livro A ERA DAS REVOLUÇÕES
Hobsbawn mostra como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial inglesa abriram o caminho para a renascença das ciências, da filosofia, da religião e das artes; mas não conseguiram resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais, que transformaram este período numa conturbada fase de movimentos revolucionários.

O Brasil de hoje é assim...

'História Econômica do Brasil' procura auxiliar no entendimento das características estruturais da sociedade brasileira, dos dilemas que herdou do passado e dos possíveis caminhos de sua superação.

O TAO DA FÍSICA - um livro de descobertas...



Este livro analisa as semelhanças notadas recentemente, mas ainda não discutidas em toda a sua profundidade entre os conceitos subjacentes à física moderna e as idéias básicas do misticismo oriental. Com base em gráficos e em fotografias, o autor explica de maneira concisa as teorias da física atômica e subatômica, a teoria da relatividade e a astrofísica, de modo a incluir as mais recentes pesquisas, e relata a visão de um mundo que emerge dessas teorias para as tradições místicas do Hinduísmo, do Budismo, do Taoísmo, do Zen e do I Ching.

O melhor de Peter Drucker: homem, sociedade, administração,



Este livro traz ao leitor brasileiro uma compilação da essência do pensamento de Peter Drucker. A obra é dividida em três partes. A primeira fala do homem - status, função, dignidade dos indivíduos que sempre foram a preocupação de Drucker. A segunda enfoca a administração - quais são os fundamentos e as principais responsabilidades da administração. A terceira e última parte estuda as raízes da nova sociedade - as tendências históricas do século XX, que fundamentaram seu surgimento e as forças que as moldaram.



OS DONOS DO PODER - para fazer pensar...

O autor procura combinar os instrumentos da Sociologia, do Direito, da História e da Ciência Política para elaborar um estudo que vai desde a colônia até a revolução de 1930. O clientelismo, as dificuldades em separar o patrimônio público dos bens privados, os obstáculos para a construção de um Estado Moderno, baseado nos preceitos legais, são algumas características da realidade que Raymundo Faoro pretende analisar nesta obra, em busca de suas origens e especificidades. Esta edição de 'Os donos do poder' traz prefácio escrito por Gabriel Cohn, reprodução de oito páginas dos manuscritos autógrafos originais (da primeira e da segunda edição, de 1973) e bibliografia sobre Raymundo Faoro.

CASA GRANDE & SENZALA



Publicado em primeira edição em dezembro de 1933, Casa-grande & senzala, teve enorme repercussão junto ao público. Abordagens inovadoras da vida familiar, dos costumes públicos e privados, das mentalidades e das inter-relações étnicas revelaram um painel envolvente e instigante da formação brasileira no período colonial. Da arquitetura real e imaginária da casa-grande e dos fluxos e refluxos do cotidiano da família patriarcal, emergiram traços de convivência feita de intimidade e dominação entre senhores e escravos e entre brancos, negros e índios que marcaram para sempre a sociedade brasileira. Setenta anos e muitas edições depois, Casa-grande & senzala continua repercutindo. Menos por sua consagração como uma das obras fundamentais do pensamento brasileiro e mais porque o livro, como queria o autor, mantém-se vivo e contemporâneo. 
Aprimore seu conhecimento SOBRE O BRASIL.

BANDEIRANTES E PIONEIROS

Uma boa leitura. Vale percorrer os parágrafos desses escritos...
A indagação deflagradora deste livro, um marco do ensaísmo brasileiro, já prenuncia toda a sua pertinência e sua atualidade. Por dez anos, tempo de maturação desta análise comparativa entre os dois países, o autor buscou respostas, depois de vários períodos de permanência nos Estados Unidos, estudando sua história e observando seu cotidiano. A partir do próprio título, ele vai até as origens das duas nacionalidades para examinar as causas e as conseqüências de dois projetos distintos de ocupação européia do Novo Mundo - no Brasil, os bandeirantes e a exploração predatória das riquezas; nos Estados Unidos, os pioneiros e a colonização da terra distante como opção de vida


Leia aqui...

qual é o lugar...