Por que é tão difícil atender com excelência?
Por Carlos Rosa em 05/04/2013

Nossa cultura vem do atendimento público, de gerar dificuldades para ganhar facilidades. Esta prática ainda está em voga neste novo século e criou raízes. Nossos governantes mudam a lei para favorecimento próprio, agem para se dar bem, independente se estão fazendo mal ao seu semelhante. Ou seja, atender passou a ser uma competição. Se o consumidor ganha, o atendente perde. Isto é danoso, pois o pensamento certo é: se o consumidor ganha, o atendente também ganha.
Exemplos não faltam de castigos que o consumidor sofre, pois o atendente precisa“se dar sempre bem”, podendo gerar uma espera além do desejado, uma cara sonsa para irritar o cliente e outras práticas usuais, incluindo levar vantagem, mesmo que seja retirando da empresa ou do consumidor.
Aliam-se a isto, empresários ou gerentes distantes de suas equipes. Muitos não sabem o nome do funcionário e nem o dia do seu aniversário. Cobram um atendimento superior e não sabem tratar bem sua própria equipe. Como ser exemplo com este exemplo? Este círculo vicioso faz com que os funcionários fiquem cada vez mais descomprometidos com a empresa.
Os processos burocráticos também são fatores determinantes para um atendimento inferior, demorado e com tempo desnecessário para informações irrelevantes. Irritam e engessam o servir ao cliente. A informática é mais importante do que o conforto ao cliente. O sistema é feito por pessoas que não entendem os processos, mas são feras na informática. O resultado final é um sistema que não funciona para os clientes e gera insatisfação contínua.
Estas são algumas das razões por que temos uma das piores produtividades da América Latina e não vislumbro melhorias no médio prazo. O pensamento “você finge que me paga bem e eu finjo que atendo bem” deve continuar como um câncer no varejo e fará o consumidor continuar infiel e sofrendo para receber um atendimento que realmente atinja seu coração.
Saúde e sucesso.
*Carlos Rosa é diretor da consultoria Trilha do Sucesso, autor dos Livros “Líder – Gestor de Expectativas e Transformador de Sonhos em Realidade” e“Disciplina – A Trilha do Sucesso”,
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